26/05 – Dia do combate ao Glaucoma

26/05 – Dia do combate ao Glaucoma

Cegueira silenciosa.

Primeiramente você sabia que o Glaucoma é a principal causa irreversível de cegueira no Brasil e no mundo? Por isso o combate ao glaucoma.

O que é o glaucoma afinal?

Afinal O glaucoma compreende uma série de doenças oculares que tem como denominador comum uma lesão do nervo óptico característica.

Portanto O nervo óptico é o nervo que conduz nossa visão, e ele é a estrutura afetada pelo glaucoma. Contudo As fibras nervosas dele são lesadas pela doença e o paciente começa a ter perda do campo visual.

Por fim Essa perda do campo visual ocorre na maior parte das vezes de maneira silenciosa.

Existem diversos tipos de glaucoma, mas o mais comum, chamado de glaucoma de ângulo aberto não causa nenhum sintoma como dor e olho vermelho.

Anteriormente falei, a pessoa vai perdendo sua visão periférica, até ela apresentar  o que chamamos de visão tubular. Enxergando como se fosse através de um pequeno orifício. Por fim Após essa etapa, o paciente pode perder a capacidade até mesmo de ver a luz.

Como faço o diagnóstico dessa condição?

Primeiramente Devido o glaucoma ser uma doença silenciosa, é fundamental o acompanhamento anual com o oftalmologista. Contudo Nessa consulta avaliaremos como está o nervo óptico (lembrando que é a estrutura acometida) e a pressão ocular.  Por fim caso necessário, outros exames também podem ser solicitados como gonioscopia, campimetria, paquimetria, tomografia do disco óptico e foto do mesmo para melhor seguimento.

Como realizar o combate ao glaucoma?

Muitas vezes, casos suspeitos de glaucoma, só são monitorados periodicamente de acordo com a indicação do seu oftalmologista.

Eventualmente o princípio do tratamento é sempre o mesmo: baixar a pressão do olho. E não…a pressão do olho não tem relação com a pressão do sangue.

Como baixar essa pressão?

Antes de mais nada tentamos baixar a pressão através de colírios. Portanto Esses colírios podem ser usados 1x ao dia, 2x ou até em associações. Em síntese depende da gravidade e do quanto precisamos baixar a pressão do olho para não seguir machucando o nervo óptico.

Dessa forma caso não seja suficiente o uso dos colírios, existem alternativas cirúrgicas para deixarmos o olho com a pressão menor. A clássica cirurgia chama-se Trabeculectomia (TREC), mas hoje já existem procedimentos e alternativas menos invasivas.

Portanto

Afinal é Importante dizer que o tratamento do glaucoma é algo para estabilizar a doença. Contudo Não é para melhorar a visão, fazer o paciente parar de usar óculos ou qualquer outro  benefício. Por fim nosso objetivo é estabilizar e não deixar a doença progredir!

No dia 26 de maio comemoramos o dia internacional do glaucoma!

Como disse anteriormente, existem diversos tipos de glaucoma: congênito, neovascular, corticogênico, primário de ângulo aberto, primário de ângulo fechado, entre outros.

Vamos firmes no combate ao glaucoma!

O importante é que você faça periodicamente seu check-up! Assim, caso detectado qualquer sinal de glaucoma, seu oftalmologista o acompanhará da melhor maneira possível, evitando perda de visão. Esse check-up é ainda se torna mais significante caso você tenha algum parente com glaucoma, pois é uma doença genética.

Não se assuste com o diagnóstico, a doença não é rara e tem sim tratamento.

Aqui vai o link da sociedade brasileira de glaucoma para quem quiser se aprofundar mais no assunto:

https://www.sbglaucoma.org.br/

Qualquer dúvida estou à disposição para auxiliar.

Dr Ramon Hallal    CRM-PR: 42400 | RQE:25800

+55 45 9932-1646 

@drramonhallal

Precisa de ajuda?