Ceratocone
A córnea é a estrutura transparente e externa que faz a proteção do nosso olho. As ectasias corneanas representam um conjunto de doenças em que a córnea faz afinamento e protusão. O ceratocone (cerato=córnea, córnea em forma de cone) é a ectasia mais comum. O fato de coçar os olhos pode desencadear ou agravar a doença. Por isso é tão prejudicial o ato de esfregar frequentemente o globo ocular, sendo as crianças e jovens o público mais susceptível para desenvolver a patologia.
A doença tem tanto um componente genético, como ambiental. Como ainda não existem testes genéticos para detecção a doença, é importante medidas educativas (não coçar os olhos) e consultar regularmente com o seu oftalmologista.
O tratamento divide-se em opções para melhora da visão, bem como evitar a progressão da doença. Dentre as alternativas para melhorar a visão, inclui-se o uso de óculos, lentes de contato, implante de anel intra-estromal, e em casos mais avançados, o transplante de córnea.
Para evitar a progressão, o único tratamento comprovado cientificamente é o Cross-Linking de colágeno, com intuito de enrijecer a córnea, evitando que a mesma continue a afinar e a protruir.
Anel Intra-Estromal
O Anel Intra-estromal (Anel de Ferrara) é o uma alternativa para quem tem ceratocone, visão ruim com óculos e não se adaptou ou não quer usar lentes de contato.
Cross-linking
É um tratamento cirúrgico para impedir a progressão de ectasias corneanas, sendo a mais comum delas o ceratocone.
Transplante Lamelar Anterior
O DALK é uma técnica moderna de transplante na qual trocamos apenas a parte anterior da córnea atingida pela doença.