Transplante Endotelial
A córnea tem 6 camadas, sendo a mais interna de Endotélio.
Qual a função do endotélio?
É responsável por retirar água da córnea. Isso permite que a córnea fique sempre transparente e fina, levando a uma boa qualidade visual. Existem doenças que afetam apenas o endotélio, cursando com excesso de líquido na córnea (edema de córnea) e piora da visão, com embaçamento e até crises de dor por formação de bolhas.
Nesses casos podemos fazer o Transplante de Córnea Endotelial (Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty – DMEK). Nesse tipo de transplante apenas a camada de células é trocada. O DMEK também depende de córneas doadoras, pois realizamos a retirada da fina camada de células do endotélio de modo muito delicado (um enxerto de aproximadamente 10 micrômetros, 1/6 da espessura de um fio de cabelo que tem 60 micrômetros em média).
Durante a cirurgia, retiramos essa mesma camada de células do paciente e posteriormente injetamos o enxerto retirado da córnea doadora. Por fim é colocado uma bolha de ar dentro do olho para pressionar o transplante e auxiliar na sua aderência. A cirurgia dura em média 60 minutos e é feita com anestesia local associada à sedação.
Quais as vantagens do DMEK em relação ao transplante convencional?
– Recuperação mais rápida da visão (geralmente não há necessidade de pontos na cirurgia)
– Menor chance de rejeição
– Menor risco intra-operatório