Você sabe o porque da dilatação da pupila durante a consulta oftalmológica?
Algumas pessoas não gostam da dilatação da pupila, porque o colírio é ardido, a visão fica embaçada por algumas horas, e a consulta demora um pouco mais. Portanto a pupila é uma abertura no centro da íris (que é a parte colorida dos olhos) e sua função é controlar a entrada de luz nos olhos. Dessa forma você já deve ter reparado que quando entramos em um lugar escuro em um dia ensolarado, demora um tempinho até que os olhos se acostumem com a diminuição da luminosidade, não é? Então esse tempo é justamente a pupila se dilatando para permitir a entrada de mais luz.
Porque dilatamos a pupila então?
Primeiramente, a dilatação da pupila, a popular menina dos olhos, conseguimos examinar melhor as estruturas que ficam na parte posterior do olho. Importante por exemplo em pessoas diabéticas e pessoas que estão com suspeita de catarata.
Quanto tempo dura o efeito do colírio na dilatação da pupila?
A princípio depende do colírio. A princípio o comumente utilizado (Tropicamida) demora em média de 4 a 6 horas para a pupila retornar o seu estado normal.
Posso dirigir depois de dilatar a pupila?
Antes de tudo é uma pergunta pessoal. Afinal Algumas pessoas apresentam muita fotofobia e dificuldade na visão; outras nem tanto. O que recomendo é nunca dirigir na estrada. Caso possível, o ideal seria ir na consulta com acompanhante para dirigir.
Antes de mais nada, não é toda consulta oftalmológica que a pupila precisa ser dilatada, porém quando indicada, fique sabendo que sim, tem um motivo para isso!
Qualquer dúvida entre em contato!
Me siga no Instagram para mais dicas e conteúdos diários.
Instagram: @drramonhallal
Dr Ramon Hallal CRM: 42400 RQE: 25800
Especialista em Córnea, Cirurgia Refrativa e Catarata
Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem e Massachusetts Eye and Ear Infirmary/ HARVARD
Professor FAG Cascavel, Sanar ensino médico e PUC-RJ/IDTO