Superfície Ocular
A superfície do nosso é formada por uma série de estruturas que apresentam como finalidade manter a transparência e a lubrificação.
Diversas alterações como mau posicionamento das pálpebras, menor produção ou maior evaporação da lágrima podem causar olho vermelho, sensação de olho seco, e embaçamento visual.
Dependendo da patologia em questão, realiza-se o tratamento adequado. Um exemplo frequente é “olho seco” em que hoje temos um vasto arsenal de medidas para diminuir os sintomas do paciente. O implante de plug é uma alternativa interessante, pois aumenta o tempo de contato da lágrima com a superfície ocular.
Transplante de Limbo
A cirurgia de transplante de limbo (transplante de células tronco corneanas) é indicada nas patologias que geram deficiência dessas células, como nos casos de queimadura química ocular, Síndrome de Stevens Johnson, Penfigóide Ocular Cicatricial e aniridia.
Oclusão do Ponto Lacrimal
Olho seco é algo frequente nos dias de hoje. Ar condicionado e exposição frequente ao computador podem agravar os sintomas,sendo mulheres com mais de 40 anos o grupo mais acometido.
Cirurgia de Pterígio
Pterígio é uma alteração comum, em que essa “membrana” cresce em direção a pupila (menina do olho). O principal fator de risco é a exposição solar, por isso, é tão frequente em agricultores e pessoas que trabalham no sol.